Imagem com logo do site

Questões sobre ideologias verdes

O que a ecologia profunda defende sobre os direitos dos animais?
Os animais têm direitos, mas esses direitos só se aplicam a animais de estimação e a animais ameaçados de extinção.
Os animais não têm direitos; eles existem apenas para servir aos humanos.
Os direitos dos animais são importantes, mas podem ser ignorados em prol do crescimento econômico.
Os animais têm direitos intrínsecos que devem ser respeitados, independentemente dos interesses humanos.
Os animais têm direitos, mas os direitos humanos são sempre superiores.
Considerando as diferentes vertentes das ideologias verdes, qual das alternativas abaixo melhor representa a abordagem da ecologia profunda?
Defende que é possível adotar políticas ambientais significativas independentemente do tipo de sociedade, buscando equilibrar sustentabilidade ambiental com desenvolvimento econômico.
Critica o capitalismo por considerá-lo a causa da degradação ambiental, defendendo uma reorganização radical da sociedade baseada em igualdade, justiça social e sustentabilidade.
Argumenta que a crise ambiental é uma consequência da percepção errônea da humanidade de sua posição no mundo, defendendo uma mudança na relação entre humanos e natureza.
Foca na aplicação de princípios ecológicos dentro dos sistemas políticos e econômicos existentes, promovendo inovações tecnológicas e políticas reformistas.

A Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2023 (COP28), realizada em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, trouxe avanços globais, mas também deixou a desejar por não ter estabelecido metas mais rígidas para enfrentar a crise climática. Essa é a análise de organizações ligadas ao meio ambiente que acompanharam a conferência, ocorrida entre 30 de novembro e 13 de dezembro. Após uma maratona de negociações, a COP28 aprovou um acordo histórico para promover a transição energética, reduzindo o uso de combustíveis fósseis. É a primeira vez na história das conferências das Nações Unidas dedicadas ao clima que um documento final dos trabalhos reflete a transição dos combustíveis fósseis para fontes energéticas alternativas.

https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2023-12/cop28-traz-avancos-mas-crise-climatica-exige-medidas-mais-duras

Com base nos resultados da COP28 e considerando as diferentes vertentes das ideologias verdes, qual das seguintes proposições melhor reflete uma possível visão da vertente moderada da ideologia verde sobre o acordo alcançado na conferência?
A conferência falhou completamente ao não reconhecer a desigualdade de riqueza e acesso à tecnologias que existe entre países ricos e pobres.
O foco na transição energética ignora completamente a importância de estabelecer uma conexão mais profunda entre seres humanos e natureza.
O acordo é um passo insuficiente, pois não aborda a necessidade de uma reorganização da sociedade e da economia, fundamentais para combater a crise climática de forma eficaz.
O acordo representa um avanço significativo, pois demonstra um compromisso global com a transição para fontes de energia menos poluentes.
O que a ecologia estuda?
Estudo da influência humana sobre os recursos naturais.
Estudo dos organismos e suas interações uns com os outros e com seus ambientes.
Estudo das técnicas de conservação aplicadas em ambientes urbanos e rurais.
Estudo das economias e suas interações com o meio ambiente e outros seres vivos.
Qual dos seguintes conceitos melhor descreve a ideia de sustentabilidade conforme apresentada no relatório da Comissão Brundtland?
Desenvolvimento que atende às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das futuras gerações de atender às suas próprias necessidades.
Aumento do consumo de recursos naturais, buscando impulsionar o crescimento econômico, avaliando os impactos de longo prazo sobre o meio ambiente.
Proteção de habitats naturais focando na conservação ambiental, considerando as necessidades econômicas e sociais das populações humanas que ocupam esses habitats.
Sustentabilidade é o processo que se concentra unicamente na conservação dos recursos naturais, garantindo que o meio ambiente seja protegido em todos os aspectos.